terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

ALOPECIA CICATRICIAL

Alopecia cicatricial é o termo geral aplicado à queda de cabelo que acompanha ou sucede à destruição dos folículos pilosos,quer por uma doença afetando os próprios folículos quer por um processo externo a eles.Os folículos podem estar ausentes como defeito no desenvolvimento ou podem estar irrecuperavelmente lesados por trauma,como nas queimaduras de radioterapia.Eles podem está destruídos por infecções(fungos,sífilis,tuberculose,leshmaniose,Etc),ou pela invasão de um tumor.Em outros casos a sua destruição pode ser confiavelmente atribuída a um processo de doença conhecido,com líquen plano,lupus eritematoso ou sarcoidose.Quando todas as causas clínicas e histologicamente aceitáveis forem eliminadas,síndromes cutâneas permanecem suspeitas como a pseudopelada e a foliculite descalvante.Uma vez estabelecido o diagnóstico de alopecia cicatricial devemos pesquisar no couro cabeludo-foliculite,tamponamento folicular ou pêlos quebrados.Se nenhum disgnóstico for firmado,então exame geral da pele e estudos sistêmicos devem ser realizados.Se for tomada a decisão de fazer biópsia,esta deve ser realizada em uma lesão iniciall(punch).
A alopecia em áreas focais,não pustulosas,do couro cabeludo geralmente está na tríade diagnóstica de pseudopelada,lupus eritematoso e líquen plano.
SÍNDROMES CLÍNICAS:
1)LUPUS ERITEMATOSO:A forma discóide afeta muito frequentemente o couro cabeludo.Ele pode produzir lesões vermelhas,alastrantes,centralmente cicatrizantes.
2)PSEUDOPELADA:Designa uma alopecia lentamente cicatricial,sem foliculite clinicamente evidente e nenhuma inflamação acentuada,acredita-se que o líquen plano é causa de 90% dos casos de pseudopleada.Ela pode ser uma atrofia auto-imune dos folículos pilosos.
CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS:-Áreas de alopecia irregularmente definidas,atrofia moderada(fase tardia),brando eritema folicular(fase inicial),mulheres/homens=3:1,IFD negativa.
3)FOLICULITE DESCALVANTE-Pode representar uma resposta anormal do hospedeiro a bactérias comuns.Qualquer uma das regiões pilosas podem ser afetadas.Há múltiplas áreas arredondadas ou ovais cada uma circundada por coleções de pústulas foliculares.A foliculite em tufos pode ser uma variante detsa entidade.
4)LÍQUEN PLANO-Ocorre em qualquer idade,mas em mais de 80 % dos casos é entre 30-70 anos de idade.São variantes suas,a forma bolhosa ou erosiva e o líquen planopiloso.As lesões recentes podem mostrar pápulas violáceas,eritema e escamação'.Finalmente tampões foliculares tornam-se conspícuos e a cicatrização substitui todas as alterações.
5)ESCLERODERMIA CIRCUNSCRITA(MORFÉIA)-Alopecia cicatricial tipo golpe de sabre tende a regridir espontaneamente em 5 anos,ela foi associada a deficiência hereditária de C2 do complemento.
6)EPIDERMÓLISE BOLHOSA-Representa grupo de doenças geneicamente determinadas craracterizadas pelo aparecimento de bolhas em respostas a traumas ou espontaneamente.Dos três tipos apenas a epidermólise bolhosa distrófica recessiva atinge o couro cabeludo.
7)POROCERATOSE DE MIBELLI-Esta rara doença da queratinização apresenta como lesão inicial uma pápula córnea crateriforme que gradualmente estendes-se para formar uma placa atrófica circinada.
8)PENFIGÓIDE CICATRICIAL-Bolhas são formadads no couro cabeludo,rosto e região cervical.Sempre biopsiar alopecia cicatricial e solicitar IFD.
9)DERMATOSE PUSTULOSA EROSIVA DO COURO CABELUDO-Esta entidade clínica afeta particularmente mulheres acima dos 70 anos.Carcinoma escamoso pode se desenvolver nas cicatrizes,inicialmente uma pequena área do couro cabeludo torna-se vermelha,encrostada e irritada,à medida que a condição avança coexistem áreas de alopecia cicatricial.
10)NECROBIOSE LIPOÍDICA-Ocorre em 0,3% dos casos de diabetes e 70% dos pctes com necrobiose lipoídica tem diabetes..Placas atóficas ovais classicamente ocorrem nas regiões tibiais anteriores,mas também no couro cabeludo.

QUEDA DE CABELO MASCULINA

Os aspectos clínicos da queda de cabelo masculina que tendem a ficar calvos são facilmente identificáveis e raramente confundidos com outras causas alternativas de alopecia.O início da calvície nos homens se verifica na puberdade,permanecendo até o final da quarta década,variando tanto no aspecto evolutivo como no grau final da calvície.
Ela é multifatorial pois envolve fatores de ordem genética e hormonais.É provocada por um gene único autossômico e dominante com penetrância reduzida no sexo feminino.Manifesta-se nos locais em que a unidade pilossebácea androgênica-dependente possui receptores específicos,a queda de cabelo não se caracteriza por uma perda de cabelos,na verdade o que ocorre é um processo de miniaturização gradual e progressiva dos folículos pilosos nas áreas afetadas,como resultado do efeito andrógeno nos folículos susceptíveis nas regiões frontotemporal e vértex no homem.Durante este processo cada ciclo pilar fica menor.
Existem duas isoenzimas diferentes e presentes dentro do folículo piloso:5@redutase tipo 1 e 2.Os níveis dessas enzimas são mais elevadas no homem do que nas mulheres.
TRATAMENTO:
OBJETIVO:Consiste em diminuir a atividade androgênica nos folículos pilosos,bloqueando a transformação de testosterona em diidrotestosterona com inibidor da 5 alfa redutase.
1)Finasteride-É um bloqueador seletivo da 5 alfa redutase tipo 2.Ela eleva o número de cabelos em 66% e,o mais importante estabiliza a queda dos cabelos em 91%
2)Minoxidil-É um modificador biológico com ação mitogênica e prolongando a vida do queratinócito,reverte o processo de miniaturização do pêlo ao normalizar o ciclo do folículo.Deve ser sempre usado na concentração de 5%
3)Tretrinoína-É um potente mitogênico celular,produz angiogênese e aumenta a absorção percutânea.
4)Dutasterida-É o primeiro inibidor da 5-alfa-redutase 1 e 2,os resultados são promissores.
5)5-alfa-estradiol:Estimula o crescimento das células da papila dérmica e inibe a 5 alfa-redutase tipo 2.
6)Serenoa serrulata(PILEXIL) xampu
7)Laser-Está disponível no mercado um laser de diodo 660nm com aplicabilidade no crescimento do cabelo,está em estudo.